O dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho busca alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que promovam um ambiente seguro.
No dia 27 de julho é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Isto porque, o Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários.
E este importante passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, em virtude da publicação das portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizava o artigo 164 da CLT.
Por isto, a data foi escolhida para ser o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Pensando nesta data tão importante, aqui vão 5 (cinco) dicas simples, mas de grande utilidade na prevenção de acidentes do trabalho:
Dica 1: Use equipamentos de proteção
Exija que a sua empresa forneça todos os EPI´s que se façam necessários para a realização das suas tarefas com segurança.
E quando estiver em posse dos EPI´s , utilize-os e zele pela integridade dos mesmos, realizando trocas periódicas para evitar que o desgaste do equipamento diminua a sua eficácia.
Dica 2: Mantenha a atenção plena na atividade que estiver executando
Quando estiver trabalhando, mantenha a atenção plena e não se distraia em suas atividades.
Além disso, observe todo ambiente e analise quais possíveis riscos existem ao seu redor e comunique ao seu superior para que a empresa tome as providências cabíveis.
Dica 3: Mantenha o seu local de trabalho limpo e organizado
Tenha o hábito de manter seu local de trabalho limpo e organizado, evitando, por exemplo, deixar uma caixa no caminho, uma ferramenta largada no chão, algum produto vazando no piso, etc.
Essa é uma atitude simples, mas que faz toda a diferença!
Dica 4: Não se exponha ao risco
Observe o seu local de trabalho e se perceber que alguma situação próxima a você demonstra perigo iminente, se afaste.
Além disso, não mexa em equipamentos para os quais você não tenha um treinamento qualificado e nem acesse locais que você não tem autorização prévia.
Dica 5: : Comunique incidentes
Tudo que acontecer fora da normalidade em suas tarefas deve ser comunicado aos seus superiores.
Sua experiência pode servir de alerta a outras pessoas que se encontrarem na mesma situação e pode fazer com que a empresa identifique e melhore um ponto que esteja sendo falho no processo produtivo.
Não se esqueça: Prevenir é sempre o melhor remédio!
E se você, leitor, chegou até aqui, espero que tenha se sentido alertado com as dicas e as use no seu trabalho.
Publicado por Thaiana Busnardo
Comments