Podemos considerar que o trabalho é uma necessidade do ser humano. #segurançadotrabalho
Sem trabalho, o homem deixaria de existir.
AFINAL, O QUE É TRABALHO?
Buscando no dicionário, temos como conceito de trabalho:
“Ato ou efeito de trabalhar. Exercício material ou intelectual para fazer ou conseguir alguma coisa; ocupação em alguma obra ou ministério. Esforço, labutação, lida, luta. Aplicação da atividade humana a qualquer exercício de caráter físico ou intelectual. Tipo de ação pelo qual o homem atua, de acordo com certas normas sociais, sobre uma matéria, a fim de transformá-la”.
Como ser inteligente e racional, o homem procura formas de adaptar-se ao meio, ou adaptar o ambiente as suas próprias necessidades. Para tanto, explora, amplia, encurta, modifica, compacta, enfim, obtém do meio a matéria-prima para desenvolver tudo aquilo que precisa para alcançar seus objetivos.
Isto envolve esforço físico e mental, além da exposição a produtos que, naturalmente, não deveriam estar em contato com o homem. Ciclos excessivos de trabalho, em locais inadequados e sem monitoramento, podem ter um desfecho bem diferente do objetivo inicial, tornando inaceitável a condição de vida.
Mesmo em diferentes épocas e estágios de evolução, a aceleração da produção para atender o consumo em massa acaba impondo ao trabalhador um ritmo exaustivo.
Precisamos entender que o foco principal da Medicina do Trabalho não é curar o trabalhador doente. É trabalhar para que ele NÃO ADOEÇA, monitorando e priorizando ações de prevenção. Quando as pessoas são expostas a agentes nocivos, sem proteção ou medidas de neutralização, constata-se que, mesmo que em longo prazo, todos saem perdendo.
Empregadores, empregados e a sociedade como um todo. Fatores como absenteísmo, uso descontrolado dos benefícios da previdência, marketing negativo para as empresas, consequente desorganização, os processos produtivos e diminuição da qualidade de vida devem ser considerados.
Comentarios