A SIPAT é uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, onde toda a empresa que tem uma CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, organiza uma semana especial com foco em mostrar e conscientizar os funcionários sobre quais são os atos de segurança necessários nos locais de trabalho que podem ser fundamentais para a realizações dos trabalhos de forma normal.
A sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Esse é o nome dado a uma semana de atividades temáticas e direcionadas para prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Trata-se de uma semana voltada à prevenção, tanto quanto se diz respeito aos acidentes de trabalho ou as doenças ocupacionais.
A SIPAT é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA).
A SIPAT foi criada no ano de 1971 de acordo com o decreto 68255 onde se normatizou e regulamentou-se a campanha interna de prevenção de acidentes do trabalho.
A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, tem a incumbência de organizar, promover e programar a SIPAT que deve ser realizada anualmente.
Na Legislação atual a SIPAT está prevista na Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16 “Atribuições da CIPA – letra O:
A SIPAT deve ser promovida em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
O seu objetivo primordial fazer com que as pessoas responsáveis pela empresa, com cargos de chefias, ou que atuam no segmento de segurança do trabalho (integrantes da CIPA e etc), possam perceber a necessidade de se manter sempre viva na mente dos funcionários as diversas questões que envolvem a segurança do trabalho.
Para que os colaboradores possam executar suas tarefas todos os dias de modo conciso sem acidentes, é necessário mostrar todos os procedimentos corretos de segurança, como o uso correto das máquinas, compreender normais e legislações vigentes, quais os cuidados em manusear alguns produtos e etc.
A SIPAT durante seu período tem como seu principal foco orientar e conscientizar os funcionários da empresa sobre a importância da prevenção de acidentes do trabalho e as doenças ocupacionais associadas.
Fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre- corre do dia-a-dia, ou seja, não só tenham uma vaga ideia de segurança, mas sim que pratiquem a segurança como fator principal para o desenvolvimento do trabalho.
Mostrar de forma clara, simples e objetiva os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalhador dentro e fora do ambiente de trabalho
Ajudar a criar uma cultura de segurança dentro do ambiente de trabalho, trabalhando a segurança de forma cotidiana através dos DDS Diálogos Diários de Segurança. Conheça DDS
Alertar os funcionários e colaboradores sobre os reais riscos de acidentes de trabalho que estão expostos durante uma jornada de trabalho;
Buscar a participação efetiva de todos envolvendo também os encarregados, diretores, gerentes e se possível familiares;
A SIPAT não deve ser vista simplesmente como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Como citamos acima, a CIPA é responsável pela elaboração da SIPAT em parceria com o SESMT e colaboradores voluntários. Em empresas que não tem SESMT a própria direção da empresa o setor de RH poderá definir o responsável.
A SIPAT É OBRIGATÓRIA A PARTIR DE QUANTOS FUNCIONÁRIOS?
A norma não especifica quanto ao tamanho da empresa nem a quantidade de funcionários que a empresa deve ter para ser obrigada a organizar a SIPAT. Devido a isso vemos que é uma atividade obrigatória em todas as empresas, independente do tamanho ou segmento.
QUAL A DURAÇÃO E FREQUÊNCIA DA SIPAT?
Como o nome já sugere, a SIPAT deve ser organizada para se desenvolver suas atividades como por exemplo: palestras, teatros e jogos interativos durante uma semana. Algumas empresas realizam a SIPAT em 03 dias outras em um dia que ai passa a ser chamada de DIPAT ( Dia Interno de Prevenção de Acidentes do Trabalho).
QUAIS SÃO OS DIREITOS DA SIPAT?
É importante definir uma meta para a SIPAT, pois através dela se pode os combater os problemas comportamentais específicos. Ex: alcoolismo, drogas, tabagismo, comportamentos impositivos.
Por isso é tão importante a escolha de um bom tema. Sua realização dever ser feita em local adequado, limpo e com equipamentos áudio e vídeo de acordo ou seja compatível com o numero de participantes; A empresa tem que liberar todos os colaboradores para participar da semana ou pelo menos a maioria;
SIPAT É SOMENTE UMA SEMANA DE PALESTRAS?
Pode ser que sim! e pode ser que não! A legislação não interfere quem define o rumo da SIPAT são os organizadores. O seja os integrantes da CIPA. Para que o evento fique mais interessantes pode-se fazer gincanas, quebra gelos, ginásticas laborais, jogos de perguntas e respostas como show do milhão entre outros…
Comentarios